Publicado em: 8 de outubro de 2021
Afinal de contas, você está satisfeito com o seu sorriso? Seus dentes parecem sujos? Em resumo, fica constrangido ao sorrir ou ter uma boa conversa com seus amigos? Vivemos em uma época de grande exigência estética. Neste sentido, um sorriso alinhado e branquinho cada vez é mais importante e valioso. Devido a estes fatores, acompanhamos uma procura crescente por clareamento dentário.
A odontologia vem desenvolvendo e aprimorando técnicas de clareamento. Por isso, o nosso objetivo é oferecer tratamentos que atendam suas demandas estéticas.
Os materiais e técnicas de clareamento tem evoluído constantemente. O resultado são procedimentos cada vez mais seguros e rápidos.
Dentre os tipos de clareamento dentário, estão:
O clareamento caseiro é o método mais empregado para conseguir dentes claros. É um tratamento que depende de procedimentos no consultório e complementação do tratamento em casa. Uma moldeira de silicone personalizada é confeccionada e preenchida com um gel clareador. O procedimento é repetido uma vez ao dia, durante três a quatro semanas. Requer um pouco mais de paciência, mas obtemos ótimos resultados.
Os clareamentos de consultório tem grande importância nos procedimentos estéticos atuais. Eles visam o mesmo objetivo da técnica citada anteriormente, porém, uma luz com um comprimento de onda específico ativa o produto no próprio consultório. Uma boa parte do clareamento já é obtida na primeira sessão. Duas a quatro sessões são necessárias para se obter um resultado satisfatório, e é a melhor opção para aqueles que não podem esperar muito tempo para ver os resultados.
Este tipo de tratamento é realizado exclusivamente nos dentes que sofreram escurecimento após tratamentos endodônticos ou traumas. Inicialmente, um tampão de proteção é confeccionado na embocadura do canal do dente, com o intuito de vedar o tratamento de canal.
Posteriormente, um produto especialmente desenvolvido para este tipo de clareamento (https://www.polawhite.com.au/pt-BR/pola-office) é inserido dentro da câmara pulpar do dente em questão. A fim de potencializar os resultados, o produto é trocado semanalmente até obtermos os resultados desejados.
Cuidados após o clareamento dental
Deve-se evitar por um período alimentos muito pigmentados, principalmente após cada sessão. Esse tempo de restrição é determinado pelo cirurgião-dentista e varia conforme a técnica utilizada. A durabilidade do resultado final depende dos hábitos e da dieta do paciente. Em quem é fumante e/ou consome bebidas e alimentos altamente pigmentados, possivelmente o efeito será menos duradouro.
Clareamento dental é um tratamento odontológico que pode trazer bons resultados, entretanto, deve ser corretamente indicado por um profissional. Nunca realize este tipo de tratamento por conta própria, pois o uso indiscriminado de produtos clareadores pode trazer sérias e irreversíveis consequências. Consulte sempre seu dentista.
Para os dentes que eventualmente não respondam satisfatoriamente aos procedimentos de clareamento, uma opção são as facetas laminadas e lentes de contato. https://www.mariottoodontologia.com.br/lentes-de-contato-2/